DEPOIMENTO
"Nos últimos duzentos anos – e mais especialmente nas últimas décadas –, o aprendizado da música vem se deslocando de forma rápida e progressiva, do contexto informal, familiar, e pessoal, para o formal - o de escolas, conservatórios e universidades.
Mesmo quando a música é ensinada de forma particular, os métodos utilizados não diferem muito dos adotados em instituições (elaboradas para o grande público de estudantes).
O aprendizado musical através da prática e observação, e o desenvolvimento da percepção nesse contexto é cada vez mais raro, e isso cria uma série de desajustes e lacunas, sem mencionar fortes bloqueios na apreensão.
A abordagem da Silvia devolve ao estudo da música a organicidade do aprendizado informal, inspira uma análise interna em busca da fonte de possíveis bloqueios, e desconstrói a ideia da dificuldade de alguns aspectos da prática musical que nos são apresentados, no estudo formal, com desnecessária complexidade.
A Silvia estimula a busca interior dos elementos perceptivos dentro de todo ser humano, fazendo com que estes venham à tona, gerando, como consequência, segurança, confiança, e um senso de plenitude na prática musical."
Alfredo Minetti
Antropólogo e Músico
Pesquisador Associado, Department of Anthropology (Indiana University/Bloomington)
Diretor de Performance Studies (Open Anthropology Institute)