SISTEMA DE ENSINO

elemento do pattern [LR].png

Desenvolvi um ensino diferenciado pela seguinte razão: conhecer o som interno está ligado à conhecer música.

 

E é exatamente nesse ponto que surge um desconforto. Não são todas as pessoas que sentem vontade de estudar música, principalmente porque consideram que seja uma coisa difícil.


De fato, não nego a complexidade que existe no estudo da música, porém cabe dizer que existem várias formas de se ensiná-la. Vai de acordo com o objetivo de cada um. Entre aquele que quer ser um músico e o que quer saber sobre ela, existe uma distância bem grande.


Não podemos simplesmente classificar como "iniciação musical" uma informação que necessita ser passada de maneiras diferenciadas.  A iniciação para um caminho erudito é diferente daquela que se dirige para o popular.

 

Mas você pode argumentar que não tem interesse em ser um músico. E eu sei que além desses dois caminhos devemos entender que em muitos casos, o necessário é apenas receber uma informação sobre como a música acontece e entender qual a ligação com o interno.

 

Esses são dados importantes, que muitas vezes até o próprio estudante ou profissional da música não chega a perceber. E essas informações possibilitam a utilização da música para o desenvolvimento pessoal, e também para a reabilitação de algumas questões do corpo ou da mente.
 

Por isso quero que você saiba que pode se decidir a aprender mais sobre a música. Existem caminhos diferentes de aprendizado, e tudo será decidido de acordo com o seu objetivo.